Onde encontro psicoterapia gratuita em Curitiba

Psicoterapia em Curitiba é um termo geral para tratar problemas de saúde mental, conversando com um psiquiatra em Curitiba, psicólogo em Curitiba ou outro provedor de saúde mental.

Lugares de psicoterapia gratuita em Curitiba
Lugares de psicoterapia gratuita em Curitiba

Durante a psicoterapia em Curitiba, você aprende sobre sua condição e seus humores, sentimentos, pensamentos e comportamentos. A psicoterapia ajuda você a aprender como assumir o controle de sua vida e responder a situações desafiadoras com habilidades de enfrentamento saudáveis.

Existem muitos tipos de psicoterapia em Curitiba, cada um com sua própria abordagem. O tipo de psicoterapia certa para você depende da sua situação individual. A psicoterapia em Curitiba também é conhecida como terapia da fala em Curitiba, aconselhamento, terapia psicossocial em Curitiba ou, simplesmente, terapia.

Por que é feito

A psicoterapia em Curitiba pode ser útil no tratamento da maioria dos problemas de saúde mental, incluindo:

  • Transtornos de ansiedade, como transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), fobias, transtorno de pânico ou transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
  • Transtornos do humor, como depressão ou transtorno bipolar
  • Vícios, como alcoolismo, dependência de drogas ou jogo compulsivo
  • Transtornos alimentares, como anorexia ou bulimia
  • Transtornos da personalidade, como transtorno de personalidade borderline ou transtorno de personalidade dependente
  • Esquizofrenia ou outros distúrbios que causam distanciamento da realidade (distúrbios psicóticos)
Porque fazer psicoterapia em Curitiba
Porque fazer psicoterapia em Curitiba

Nem todo mundo que se beneficia da psicoterapia em Curitiba é diagnosticado com uma doença mental. A psicoterapia em Curitiba pode ajudar com vários estresses e conflitos da vida que podem afetar qualquer pessoa. Por exemplo, pode ajudá-lo:

  • Resolver conflitos com seu parceiro ou com outra pessoa em sua vida
  • Alivie a ansiedade ou estresse devido ao trabalho ou outras situações
  • Lide com grandes mudanças na vida, como o divórcio, a morte de um ente querido ou a perda de um emprego
  • Aprenda a gerenciar reações não saudáveis, como raiva na estrada ou comportamento passivo-agressivo
  • Venha a um problema de saúde física grave ou contínuo, como diabetes, câncer ou dor crônica (a longo prazo)
  • Recuperar-se de abuso físico ou sexual ou testemunhar violência
  • Lidar com problemas sexuais, seja devido a uma causa física ou psicológica
  • Durma melhor, se tiver dificuldade em dormir ou ficar dormindo (insônia)

Em alguns casos, a psicoterapia em Curitiba pode ser tão eficaz quanto medicamentos, como os antidepressivos. No entanto, dependendo da sua situação específica, a psicoterapia em Curitiba sozinha pode não ser suficiente para aliviar os sintomas de uma condição de saúde mental. Você também pode precisar de medicamentos ou outros tratamentos.

Riscos

Qual a diferença entre um psicologo e um psicoterapeuta

Geralmente, há pouco risco em ter psicoterapia em Curitiba. Mas, como ele pode explorar sentimentos e experiências dolorosas, às vezes você pode se sentir emocionalmente desconfortável. No entanto, quaisquer riscos são minimizados, trabalhando com um terapeuta em Curitiba qualificado que pode combinar o tipo e a intensidade da terapia com suas necessidades.

As habilidades de enfrentamento que você aprende podem ajudá-lo a gerenciar e conquistar sentimentos e medos negativos.

Como você se prepara

Veja como começar:

  • Encontre um terapeuta em Curitiba. Obter uma referência de um médico, plano de seguro de saúde, amigo ou outra fonte confiável. Muitos empregadores oferecem serviços de aconselhamento ou referências através de programas de assistência ao empregado (EAPs). Ou você pode encontrar um terapeuta em Curitiba por conta própria, por exemplo, procurando por uma associação profissional na Internet.
  • Entenda os custos. Se você tem seguro de saúde, descubra qual cobertura oferece para psicoterapia em Curitiba. Alguns planos de saúde cobrem apenas um certo número de sessões de psicoterapia em Curitiba por ano. Além disso, converse com seu terapeuta em Curitiba sobre taxas e opções de pagamento.
  • Revise suas preocupações. Antes da sua primeira consulta, pense em quais problemas você gostaria de trabalhar. Embora você também possa resolver isso com seu terapeuta, ter um bom senso antecipado pode ser um bom ponto de partida

Verifique as qualificações

Antes de ver um psicoterapeuta em Curitiba, verifique seu histórico, educação, certificação e licenciamento. Psicoterapeuta em Curitiba é um termo geral em vez de um título de trabalho ou indicação de educação, treinamento ou licenciamento.

Psicoterapeutas em Curitiba treinados podem ter vários cargos diferentes, dependendo de sua formação e função. A maioria tem mestrado ou doutorado com treinamento específico em aconselhamento psicológico em Curitiba. Médicos que se especializam em saúde mental (psiquiatras em Curitiba) podem prescrever medicamentos, bem como fornecer psicoterapia em Curitiba.

Exemplos de psicoterapeutas em Curitiba incluem psiquiatras em Curitiba, psicólogos em Curitiba, conselheiros profissionais licenciados, assistentes sociais licenciados, terapeutas matrimoniais em Curitiba e familiares licenciados, enfermeiras psiquiátricas em Curitiba ou outros profissionais licenciados com formação em saúde mental.

Certifique-se de que o terapeuta em Curitiba escolhido atenda aos requisitos de certificação e licenciamento estaduais para sua disciplina específica. A chave é encontrar um terapeuta habilidoso em Curitiba que possa combinar o tipo e a intensidade da terapia em Curitiba com suas necessidades.

Sua primeira sessão de terapia em Curitiba

Como é uma sessão de psicoterapia em Curitiba
Como é uma sessão de psicoterapia em Curitiba

Na primeira sessão de psicoterapia em Curitiba, o terapeuta em Curitiba normalmente reúne informações sobre você e suas necessidades. Você pode ser solicitado a preencher formulários sobre sua saúde física e emocional atual e passada. Pode levar algumas sessões para o seu terapeuta em Curitiba entender completamente sua situação e preocupações e determinar a melhor abordagem ou curso de ação.

A primeira sessão também é uma oportunidade para você entrevistar seu terapeuta em Curitiba para ver se sua abordagem e personalidade vão funcionar para você. Certifique-se de entender:

  • Que tipo de terapia em Curitiba será usada?
  • Os objetivos do seu tratamento
  • A duração de cada sessão
  • Quantas sessões de terapia em Curitiba você pode precisar

Não hesite em fazer perguntas a qualquer momento durante a sua consulta. Se você não se sentir confortável com o primeiro psicoterapeuta em Curitiba que você vê, tente outra pessoa. Ter um bom ajuste com o seu terapeuta em Curitiba é fundamental para que a psicoterapia em Curitiba seja eficaz.

Iniciando psicoterapia em Curitiba

Você provavelmente se encontrará no consultório do seu terapeuta em Curitiba ou em uma clínica uma vez por semana ou a cada duas semanas para uma sessão que dura cerca de 45 a 60 minutos. Psicoterapia em Curitiba , geralmente em uma sessão de grupo com foco em segurança e estabilização, também pode ocorrer em um hospital se você tiver sido internado para tratamento.

Tipos de psicoterapia em Curitiba

Existem vários tipos eficazes de psicoterapia em Curitiba . Alguns funcionam melhor que outros no tratamento de certos transtornos e condições. Em muitos casos, os terapeutas em Curitiba usam uma combinação de técnicas. Seu terapeuta em Curitiba considerará sua situação e preferências particulares para determinar qual abordagem pode ser melhor para você.

Embora existam muitos tipos de terapias em Curitiba, algumas técnicas de psicoterapia em Curitiba comprovadamente eficazes incluem:

  • Terapia cognitivo-comportamental em Curitiba (TCC), que ajuda a identificar crenças e comportamentos negativos e não saudáveis ​​e substitui-los por outros saudáveis ​​e positivos
  • Terapia comportamental dialética em Curitiba, um tipo de TCC que ensina habilidades comportamentais para ajudá-lo a lidar com o estresse, gerenciar suas emoções e melhorar seu relacionamento com os outros.
  • Terapia de aceitação em Curitiba e compromisso, que ajuda você a se conscientizar e aceitar seus pensamentos e sentimentos e comprometer-se a fazer mudanças, aumentando sua capacidade de lidar e se ajustar a situações.
  • Terapias psicodinâmicas em Curitiba e psicanalíticas, que se concentram em aumentar sua consciência de pensamentos e comportamentos inconscientes, desenvolver novos insights sobre suas motivações e resolver conflitos
  • Psicoterapia interpessoal em Curitiba, que se concentra em resolver problemas com seus relacionamentos atuais com outras pessoas para melhorar suas habilidades interpessoais – como você se relaciona com os outros, como familiares, amigos e colegas
  • Psicoterapia de apoio em Curitiba, que reforça sua capacidade de lidar com o estresse e situações difíceis

A psicoterapia em Curitiba é oferecida em diferentes formatos, incluindo sessões individuais, de casal, de família ou de terapia em Curitiba em grupo, e pode ser eficaz para todas as faixas etárias.

Durante a psicoterapia em Curitiba

Para a maioria dos tipos de psicoterapia em Curitiba, o seu terapeuta em Curitiba o incentiva a falar sobre seus pensamentos e sentimentos e sobre o que o incomoda. Não se preocupe se achar que é difícil se abrir sobre seus sentimentos. Seu terapeuta em Curitiba pode ajudá-lo a ganhar mais confiança e conforto com o passar do tempo.

Como a psicoterapia em Curitiba às vezes envolve discussões emocionais intensas, você pode se ver chorando, chateado ou até mesmo com uma explosão de raiva durante uma sessão. Algumas pessoas podem se sentir fisicamente exaustas depois de uma sessão. Seu terapeuta em Curitiba está lá para ajudá-lo a lidar com esses sentimentos e emoções.

Seu terapeuta em Curitiba pode pedir que você faça “lição de casa” – atividades ou práticas que se baseiam no que você aprende durante as sessões regulares de terapia em Curitiba. Com o tempo, discutir suas preocupações pode ajudar a melhorar seu humor, mudar a maneira como você pensa e se sente sobre si mesmo e melhorar sua capacidade de lidar com os problemas.

Confidencialidade

Exceto em circunstâncias raras e específicas, as conversas com seu terapeuta em Curitiba são confidenciais. No entanto, um terapeuta em Curitiba pode quebrar a confidencialidade se houver uma ameaça imediata à segurança (sua ou de outra pessoa) ou quando exigido por lei estadual ou federal para relatar preocupações às autoridades. Seu terapeuta em Curitiba pode responder a perguntas sobre confidencialidade.

Duração da psicoterapia em Curitiba

O número de sessões de psicoterapia em Curitiba de que você precisa – bem como a frequência com que você precisa consultar seu terapeuta em Curitiba – depende de fatores como:

  • Sua doença mental ou situação particular
  • Gravidade dos seus sintomas
  • Há quanto tempo você teve sintomas ou esteve lidando com sua situação
  • Com que rapidez você progride
  • Quanto estresse você está experimentando
  • Quanto suas preocupações com a saúde mental interferem na vida cotidiana
  • Quanto apoio você recebe de familiares e outras pessoas?
  • Limitações de custo e seguro

Pode levar apenas algumas semanas para ajudá-lo a lidar com uma situação de curto prazo. Ou o tratamento pode durar um ano ou mais se você tiver uma doença mental de longo prazo ou outras preocupações de longo prazo.

Resultados

A psicoterapia em Curitiba pode não curar sua condição ou fazer com que uma situação desagradável desapareça. Mas pode dar-lhe o poder de lidar de forma saudável e sentir-se melhor consigo mesmo e com a sua vida.

Tirar o máximo proveito da psicoterapia em Curitiba

Tome medidas para tirar o máximo proveito da sua terapia em Curitiba e ajude a torná-la um sucesso.

  • Certifique-se de se sentir confortável com o seu terapeuta em Curitiba. Se não o fizer, procure outro terapeuta com quem se sinta mais à vontade.
  • Abordar a terapia como uma parceria. A terapia em Curitiba é mais eficaz quando você é um participante ativo e participa da tomada de decisões. Certifique-se de que você e seu terapeuta em Curitiba concordam sobre os principais problemas e como resolvê-los. Juntos, você pode definir metas e medir o progresso ao longo do tempo.
  • Seja aberto e honesto. O sucesso depende da disposição de compartilhar seus pensamentos, sentimentos e experiências e de considerar novos insights, ideias e formas de fazer as coisas. Se você estiver relutante em falar sobre certos assuntos por causa de emoções dolorosas, constrangimento ou medos sobre a reação do seu terapeuta, informe seu terapeuta em Curitiba.
  • Siga o seu plano de tratamento. Se você se sentir para baixo ou não tiver motivação, pode ser tentador pular as sessões de psicoterapia em Curitiba. Fazer isso pode atrapalhar seu progresso. Tente participar de todas as sessões e pense um pouco no que você quer discutir.
  • Não espere resultados instantâneos. Trabalhar em questões emocionais pode ser doloroso e pode exigir muito trabalho. Você pode precisar de várias sessões antes de começar a ver melhorias.
  • Faça o seu trabalho de casa entre as sessões. Se o seu terapeuta em Curitiba pedir que você documente seus pensamentos em um diário ou faça outras atividades fora de suas sessões de terapia em Curitiba, siga adiante. Essas tarefas de casa podem ajudá-lo a aplicar o que você aprendeu nas sessões de terapia em Curitiba à sua vida.
  • Se a psicoterapia em Curitiba não está ajudando, fale com o seu terapeuta em Curitiba. Se você não sente que está se beneficiando da terapia em Curitiba depois de várias sessões, converse com seu terapeuta sobre isso. Você e seu terapeuta em Curitiba podem decidir fazer algumas mudanças ou tentar uma abordagem diferente que seja mais eficaz.